Felizes os pobres

Letra: Jocy Rodrigues (refrão); Liturgia das Horas (estrofes) | Música: Joaquim Fonseca de Souza

Felizes os pobres, felizes os mansos,
quem busca a justiça, com sede e com fome.
Feliz quem quer paz, feliz quem é puro,
feliz quem padece, Senhor, por teu nome!

1. Vamos juntos dar glória ao Senhor
e a seu nome fazer louvação.
Procurei o Senhor, me atendeu,
me livrou de uma grande aflição.

2. Olhem todos pra ele e se alegrem,
todo tempo sua boca sorria!
Este pobre gritou e ele ouviu,
fiquei livre de minha agonia.

3. Acampou na batalha seu anjo, 
defendendo seu povo e o livrando. 
Provem todos, pra ver como é bom
o Senhor que nos vai abrigando.

4. Santos todos, adorem o Senhor,
aos que o amam, nenhum mal assalta. 
Quem é rico, empobrece e tem fome, 
mas, a quem busca a Deus, nada falta.

5. Ó meus filhos, escutem o que eu digo,
pra aprender o temor do Senhor.
Qual o homem que ama sua vida,
e a seus dias quer dar mais valor?

6. Tua língua preserva do mal
e não deixes tua boca mentir.
Ama o bem e detesta a maldade,
vem a paz procurar e seguir!

7. Sobre o justo o Senhor olha sempre, 
seu ouvido se põe a escutar.
Que teus olhos se afastem dos maus,
pois, ninguém deles vai se lembrar.

8. Deus ouviu, quando os justos chamaram
e livrou-os de sua aflição.
Está perto de quem se arrepende,
ao pequeno ele dá salvação.

9. Para o justo há momentos amargos,
mas vem Deus pra lhe dar proteção.
Ele guarda com amor os seus ossos,
nenhum deles terá perdição.

10. A malícia do ímpio o liquida,
quem persegue o inocente é arrasado.
O Senhor a seus servos liberta,
quem o abraça, não é castigado.

Ano A
Refrão do 4º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Felizes os pobres, felizes os mansos,
quem busca a justiça, com sede e com fome!
Feliz quem quer paz, feliz quem é puro,
feliz quem padece, Senhor, por teu nome!

Refrão do 5º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Senhor, nós queremos ser luz para o mundo,
que vive nas trevas, andando no escuro.
Queremos ser sal, levando pra todos
o gosto da vida, num mundo tão duro.

Refrão do 6º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Aquele que faz, aquele que ensina
os teus mandamentos, tua lei, ó Senhor,
no Reino do céu bem visto será,
no Reino do céu será o maior!

Refrão do 7º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Se amam somente quem ama vocês,
se só querem o bem aos que bem lhes querem,
me digam, vocês, pergunta o Senhor
que prêmio terão se assim só fizerem?

Refrão do 8º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Olhai para os lírios, olhai para as aves,
tão belas e alegres, sem nada falar
Buscai a justiça do Reino de Deus,
melhor assistência Ele há de vos dar.

Refrão do 9º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Senhor, és a pedra, lagedo seguro,
em que minha casa eu quero firmar.
Que o teu alimento nos dê mais firmeza,
pra sempre a vontade do Pai praticar.

Refrão do 10º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Senhor, tu vieste mostrar aos errados
de novo, o caminho da casa do Pai.
Tu deste teu corpo, tu deste teu sangue,
pra ser o sustento do Filho que cai.


Ano B
Refrão do 4º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Eu sei quem tu és ó Jesus Nazareno, 
o Santo de Deus, eu sei que tu és!
Eu sei quem tu és ó Jesus Nazareno, 
o Santo de Deus, eu sei que tu és! 

Refrão do 5º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Levavam a Jesus as pessoas doentes 
curava Jesus os males da gente.
Levavam a Jesus as pessoas doentes 
curava Jesus os males da gente.

Refrão do 6º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Senhor, se tu queres, tu podes me curar...
Jesus disse: "Eu quero, puro hás de ficar!"
Senhor, se tu queres, tu podes me curar...
Jesus disse: "Eu quero, puro hás de ficar!"

Refrão do 7º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Louvaram a Deus por ver tais maravilhas,
por quanto Jesus por eles fazia.
Louvaram a Deus por ver tais maravilhas,
por quanto Jesus por eles fazia.

Refrão do 8º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Em velhos barris não dá vinho novo,
o novo só cabe em novos barris.
Em velhos barris não dá vinho novo,
o novo só cabe em novos barris.

Refrão do 9º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Jesus disse ao homem, de mão ressequida,
"Estenda mão!" e ei-la estendida.
Jesus disse ao homem, de mão ressequida,
"Estenda mão!" e ei-la estendida.

Refrão do 10º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Quem faz a vontade de Deus, Pai do céu
é mãe, é irmã é como irmão meu!
Quem faz a vontade de Deus, Pai do céu
é mãe, é irmã é como irmão meu!

Refrão do 11º Domingo do Tempo Comum (Ano B)
O Reino de Deus, qual grão de mostarda,
se faz grande arbusto das aves pousada. 
O Reino de Deus, qual grão de mostarda,
se faz grande arbusto das aves pousada.


Ano C
Refrão do 6º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
Felizes os pobres, felizes os mansos,
quem busca a justiça, com sede e com fome!
Feliz quem quer paz, feliz quem é puro,
feliz quem padece, Senhor, por teu nome!

Refrão do 7º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
Senhor, tu nos mandas amar, sem medida,
assim como o Pai que a seus filhos deu vida.
Amemos o irmão, assim como tu,
que neste banquete és nossa comida.

Refrão do 8º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
Com a trave no olho queremos limpar
os olhos dos outros e os outros julgar.
Senhor, vem curar-nos na Eucaristia.
Somente a humildade produz alegria!

Refrão do 9º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
Senhor, não te aflijas, pois eu não mereço
que entres na casa de tão pobre servo;
mas dize somente uma tua palavra
e a vida da gente há de ficar salva!

Refrão do 10º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
"Menino, eu te ordeno, levanta-te agora!"
falou o senhor e na mesma hora
O morto se senta, à mãe entregou
e toda cidade se maravilhou.

Refrão do 11º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
Se esta mulher, que na vida errou,
um tão grande amor nos agora mostrou,
é que suas faltas, seus muitos pecados
só podem ter sido por Deus perdoados!

Refrão do 12º Domingo do Tempo Comum (Ano C)
"Quem quer me seguir, que ele tome sua cruz,
se negue e me siga", quem diz é Jesus...
"Quem perde sua vida por causa de mim, 
irá encontrar um avida sem fim!"

Áudio | Partitura